Growth Hacking: O que é? Como pode ser útil para minha empresa?

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Growth Hacking alia criatividade, conhecimento técnico e capacidade analítica para que os processos da empresa sejam cada vez mais otimizados.

O crescimento acelerado é uma prioridade para sua empresa?
Sabia que o growth hacking pode te ajudar nessa tarefa?
Quer entender mais sobre o assunto?
Basta continuar a leitura do nosso artigo.

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking alia criatividade, conhecimento técnico e capacidade analítica para que os processos da empresa sejam cada vez mais otimizados.

Sabemos que o desejo de qualquer empreendedor é que sua empresa cresça rapidamente, fature mais e alcance sucesso, porém, com o dia a dia corrido, o que normalmente acontece é o empreendimento estagnar após certo período.

O fato ocorre principalmente porque há um investimento muito maior no operacional se comparado a medidas estratégicas para a evolução, por vezes o empresário quer fazer o “negócio virar” e acaba se esquecendo de se mexer para crescer de fato.

O growth hacking nasceu para mudar essa realidade, ele é o oposto de tudo isso. Para você ter uma noção, o growth hacker (profissional que faz o growth hacking), atua otimizando os processos para que a sua empresa cresça rapidamente.

Porém, esses profissionais não trabalham com “achismos”, primeiramente é feito um brainstorm baseado em análise de dados de diversas fontes possíveis, é daí onde surgem várias ideias de crescimento, essas ideias são estudadas para verificar o que vale a pena ser investido ou não, são feitas pesquisas de campo com consumidores e possíveis clientes da sua marca, até que é feito um teste.

Vale lembrar que cada etapa do growth hacking é documentada e sempre são feitos novos testes para que a sua empresa alcance a melhor performance gastando menos tempo e recursos financeiros.

Outro ponto positivo do growth hacking é que com ele, você pode implementar na sua empresa a prática de melhoria contínua, definindo metas claras e medindo seu progresso de forma qualitativa e quantitativa, além disso também é possível identificar possíveis erros estratégicos e corrigi-los para assim atingir o crescimento.

Como fazer uma estratégia de Growth Hacking no marketing do meu negócio?

Para qualquer tipo de empreendimento crescer, é necessário realizar ações no marketing da empresa.

Sim, você poderá utilizar o growth hacking para isso.

Por exemplo, você pode realizar uma pesquisa para descobrir qual tipo e formato de conteúdo a sua audiência gosta de consumir e partir disso montar um planejamento editorial.

Lembre-se que o seu objetivo é atrair leads, faça através de conteúdo interessante no blog, e-mails, landing pages, redes sociais, enfim, o céu é o limite, só não deixe de oferecer assuntos relevantes e que realmente façam a diferença para o leitor.

Quanto mais você conseguir ajudá-lo, maior será o seu retorno.

Outra ótima estratégia, é ficar de olho nos concorrentes. É isso mesmo!

Analise o que empresas do seu segmento (e até fora dele) estão fazendo para atingir crescimento e se nas pesquisas, obter resultado positivo implemente no seu negócio.

Até pouquíssimo tempo atrás, por exemplo, era bem difícil encontrar quem fizesse atendimento a clientes via Whatsapp, porém, hoje grande parte das empresas tem esse recurso tecnológico que facilita a comunicação, aumenta o número de vendas e ainda é gratuito, ou seja, perfeito para qualquer negócio.

Se você quer que o seu empreendimento sobreviva e tenha sucesso, aplicar o growth hacking é essencial independente do seu segmento, é importante lembrar que quando você não cresce, dá brecha para os concorrentes e se não fizer nada a respeito, infelizmente sua empresa corre sério risco de fechar as portas.

Pense nisso!

E você? Utiliza o growth hacking no seu negócio? Deixe nos comentários.

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Antonio Moreira

Antonio Moreira

Atuo desde 2002 na área de Publicidade e Propaganda. Em 2007 me graduei em Comunicação e Social, quando fundei e fui sócio da Agência Lampião Comunicação e Marketing, onde trabalhei nas áreas de Redação Publicitária, Planejamento de Marketing, Criação de Campanhas, Gerente de Conta e Gestão de Mídias até 2011. Hoje, na AMPM Marketing Digital, atuo prestando Consultoria e Realizando Projetos de Marketing Digital e Desenvolvimento Web para empresas e agências parceiras.

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