O que é persona e como isso pode ajudar sua empresa a crescer?

o que é persona

Se você quer saber o que é persona é porque já ouviu falar sobre este termo. Utilizado amplamente dentro do marketing digital, o conceito de persona pode ser expandido para os negócios de forma geral, de modo a otimizar sua performance e ajudar sua empresa a crescer.

Aplicando estratégias de marketing e de negócios corretamente, você consegue potencializar os resultados em sua empresa para atrair mais clientes, vender mais e ter melhor resultado.

No post de hoje, vamos te explicar o que é persona e como ela pode ajudar sua empresa a crescer.

Primeiramente, vamos entender o que é persona

Persona é um termo em espanhol que significa pessoa. Dentro do marketing, ela é utilizada para definir um público bastante específico que consome seus produtos e/ou serviços. Ou seja, é o seu cliente. Mas não qualquer cliente.

A persona ilustra o seu cliente ideal. Aquele que compra com mais frequência. Aquele para quem seus produtos ou serviços foram feitos. Sua empresa existe para atender a um tipo muito específico de cliente, e este cliente é sua persona.

Ele também pode ser o tipo de cliente que mais compra de você. Nem sempre a persona é identificável logo de imediato. Muitas vezes, para encontrar a persona de uma empresa, é preciso colher informações ao longo do tempo e entender os costumes e preferências dos clientes.

Uma vez definida a persona, todas as estratégias de marketing e negócios da empresa passam a prosperar com mais facilidade. Veja, a seguir, alguns campos onde a persona pode ajudar sua empresa a crescer.

Produtos/serviços oferecidos

Quando você entende melhor o que é persona, quem é o seu cliente e do que ele precisa e gosta, o seu mix de produtos e serviços pode se adequar para vender mais. Isso quer dizer que, baseado nas necessidades e nos desejos do cliente modelo (persona), você decide quais produtos ou serviços oferecerá e quais não são tão relevantes.

Assim, suas estratégias e campanhas ficam focadas naquilo que mais dá retorno. Isso não quer dizer que você não pode vender um item que sua persona não aprecia, mas sim que estes itens não serão o foco das suas ações, pois elas estarão nos produtos e serviços que realmente importam para o cliente.

Funil de vendas

A partir daqui, vamos mudar o foco para o marketing digital, que é o campo onde a persona mais se destaca. O funil de vendas é um processo pelo qual um usuário deve passar até que se torne seu cliente. No início do funil (topo) ele ainda não sabe sobre sua marca. No fim (fundo) do funil, é onde ele decide comprar seus produtos e/ou serviços, tornando-se cliente.

Você só consegue criar um funil de vendas efetivo quando entender o que é persona e como utilizá-la. Entretanto, quando você domina essa prática, o funil de vendas se torna uma arma poderosa que praticamente vende sozinha.

Segmentação de blogposts

Os blogposts fazem parte da estratégia aplicada pelo funil de vendas. Eles são, muitas vezes, a porta de entrada para o funil de vendas. Se o seu blogpost for pensado para sua persona, ele terá chances muito maiores de surtir efeito positivo, fazendo com que o usuário aceite continuar pelo funil de vendas.

Isso é importante, já que, se este usuário simplesmente abandonar seu site, ele dificilmente o encontrará novamente. A primeira oportunidade pode ser a única que você tem de fisgar seu cliente. Entender o que é persona é apenas o primeiro passo para aproveitar essa chance.

Segmentação de anúncios

Os anúncios são uma estratégia bastante utilizada em marketing digital. Para que sejam aproveitados da forma correta, eles devem ser orientados à sua persona. Depois de entender o que é persona e como trabalhar com ela, você consegue um retorno muito maior sobre o investimento que faz em anúncios.

Isso ocorre porque as principais plataformas de anúncios, como o Google Ads, oferecem parâmetros personalizáveis para que você determine quando, como e onde seu anúncio será exibido. Estas personalizações incluem detalhes sobre os usuários que as acessam, possibilitando que você molde os anúncios para se encaixar corretamente em uma persona.

Efetividade nas mídias sociais

Não consegue desenvolver muito bem suas mídias sociais? Talvez isso esteja acontecendo por você não saber o que é persona e como utilizá-la. As mídias sociais são populadas por usuários, que possuem desejos, necessidades e preferências. Basta saber explorar tudo isso.

A primeira coisa a fazer é sempre determinar quem é sua persona. A partir daí, você consegue se comunicar muito mais efetivamente nas mídias sociais, interagindo e engajando o usuário.

E como determinar quem é minha persona?

Sua persona deve ser um personagem criado por você, com nome, idade, informações pessoais, acadêmicas e profissionais. Também devem estar inclusos hábitos, preferências, necessidades e desejos.

Para que você consiga criar uma persona, faça-se as perguntas abaixo:

  • Quem são meus clientes? (Qual o público que compra de mim?);
  • Quais são seus hábitos? (Hábitos de compra e também de vida, de modo geral);
  • Quais são suas dores? (Suas principais necessidades e problemas, que eles têm mais dificuldade em solucionar, e que você pode prover a solução);
  • Quais são seus desejos? (O que eles não precisam, mas gostariam muito de ter/fazer);
  • O que eles fazem? (Hobbies, atividades, trabalho, tempo livre, descanso, entre outros);
  • Onde eles fazem? (Na internet? Mídias sociais? Google? Em casa? Na rua? Em espaços públicos? Em espaços privados?);
  • Quando estão procurando ativamente? (Períodos de maior atividade na internet, especificamente dias e horários);
  • Em quais dispositivos? (Smartphone/Computador/Tablet).

Reunindo estas informações, você já consegue criar uma persona bastante sólida para trabalhar com suas estratégias e ações. A partir deste momento, a persona pode ajudar sua empresa a crescer e se desenvolver, conseguindo atingir um público muito mais específico e que dará mais retorno.

Não espere o tempo passar. Comece a criar sua persona agora mesmo e transforme suas estratégias em sucesso.

Sobre nós

Desde 2003 atuando na área de Comunicação e Marketing, a Ampm Digital vem acompanhando todas as mudanças no mercado, mantendo nossos clientes sempre atualizados, utilizando as melhores ferramentas disponíveis.

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