O marketing digital é um dos pilares para obter um negócio de sucesso. As formas tradicionais de propaganda estão se tornando cada vez mais obsoletas e estar por dentro de dicas para vender todos os dias com marketing digital é fundamental.
O porquê disso é muito fácil de entender, visto que a maioria das pessoas passa grande parte do seu horário livre na internet e nas redes sociais.
A TV ainda é um meio de comunicação usado, mas realizar uma propaganda em grandes emissoras exige altíssimo investimento (o que torna inviável para grande maioria dos empreendedores).
O meio digital traz resultados até mais promissores dependendo do público alvo e os investimentos costumam compensar bastante. Quer saber como explorar esse universo e aumentar as suas vendas?
Vender todos os dias com marketing digital: Por que os sites são importantes
As redes sociais são muito importantes, mas se você deseja vender todos os dias com marketing digital é necessário ter um site que dê suporte aos leads. Primeiramente, tais plataformas são as mais eficientes para o sistema de compra.
Isso porque um possível cliente espera um sistema rápido, leve, seguro e eficiente quando deseja fazer uma compra. Muitas pessoas realizam vendas por whatsapp, mas pode ter certeza que isso diminui a chance de vender.
Isso porque as pessoas se sentem mais à vontade entrando em um site para navegar por ele sem compromisso. Conseguem colocar as coisas no carrinho e decidir sobre a venda apenas depois.
E, claro, em um site os produtos ficam expostos de maneira mais adequada, separados por categoria e coisas do gênero (o que facilita o entendimento do consumidor).
E se caso o propósito não seja vendas de produtos ou serviços? Então o site se faz necessário para gerar conteúdo (o que também deve acontecer mesmo se você trabalhar com a venda de algo, por exemplo).
É importante ter algo a mostrar no seu site, pois as pessoas não querem apenas adquirir algo, mas, também, saber como funciona, quais são os benefícios, como está o mercado, tendência…
Produzir conteúdo sobre o seu nicho é importante porque essa é uma ferramenta fundamental para prospectar leads. Então, se você deseja vender todos os dias com marketing digital: tenha um bom site.
E o que faz de uma plataforma um bom site? Rapidez, leveza, ter uma boa versão mobile, layout atraente, ter todas as informações necessárias, facilidade na hora de compra, passar credibilidade aos consumidores, ser bem segmentado, etc.
Marketing de resultado
Você sabe do que se trata Marketing de Resultado? É uma área que busca atingir números concretos e conversões através de campanhas. Ou seja, buscar resultados!
No final das contas, são eles que importam, não é mesmo? Então, se você deseja saber como vender todos os dias com marketing digital é preciso ter uma ideia desse universo.
São estratégias para conseguir atrair os leads e levá-los até o seu objetivo final (pode ser uma compra, uma filiação, preenchimento de uma pesquisa, entre outras coisas). Conheça, de modo geral, 5 etapas do marketing de resultados:
- Atrair
Esse é o momento onde você precisa atrair o seu lead, ou seja, o seu consumidor em potencial. Estudo muito bem o seu público-alvo para que seja possível realizar campanhas que realmente gerem resultados.
É preciso despertar a curiosidade nesse momento, fazendo com que os usuários notem o que você tem a oferecer.
- Converter
Essa etapa vai um pouco além do interesse e da curiosidade do usuário, ele deve interagir com o que você tem a oferecer, ou seja, deve converter em algo.
Nesse momento as suas estratégias devem ser mais acolhedoras para fazer com que o lead prossiga. Ele deve sentir que possui um problema e o seu produto ou serviço pode ajudar a solucioná-lo.
- Relacionar
Aqui você começa a criar uma relação um pouco mais forte com seu possível cliente. É interessante que já tenha um e-mail cadastrado nesse momento, pois é possível trabalhar com a estratégia de e-mail marketing, por exemplo.
- Vender
Obviamente essa é a etapa mais esperada, mas para chegar até aqui não é muito fácil. Todas as etapas anteriores devem ser elaboradas com maestria para convencer o cliente a adquirir algo.
Nesse momento o time comercial entra em cena, sendo o objetivo finalizar a compra.
- Analisar
As coisas não acabam depois das vendas, mesmo que os resultados estejam bons. É necessário continuar avaliando as estratégias.
Métricas importantes
Uma forma de análise de resultados são as métricas. Através delas é possível avaliar como está o andamento de suas campanhas e podemos dizer quais são os primeiros passos para traçar planos e estratégias.
São constituídos por indicadores que auxiliam a mensurar quantitativamente os resultados das campanhas, mostrando se determinada ação está funcionando ou não. Vamos a alguns exemplos para que você entenda melhor:
- Custo por mil impressões (CPM)
O custo por mil impressões é uma das métricas que podem ser utilizadas para avaliar como estão indo as campanhas da sua empresa.
A cada mil impressões (a cada mil cliques em uma campanha, por exemplo) é feita a conta de quanto o investimento saiu por pessoa.
Como assim? Supondo que uma campanha tenha custado R$500,00 e atingiu mil cliques, isso significa que cada clique custou R$0,50. Através dos seus parâmetros você consegue avaliar se esse valor está bom ou não.
- Custo por cliques (CPC)
O raciocínio é o mesmo, porém o valor é estipulado por cliques, não é necessário atingir mil para conseguir avaliar quanto que a campanha está custando por usuário.
- Custo por Aquisição (CPA)
Esse é o custo mais alto, pois mostra quanto em campanhas está sendo necessário para gerar uma conversão em vendas.
Google e Facebook Ads
Se você deseja vender todos os dias com marketing digital o ideal é investir nas ferramentas do Google ou Facebook Ads.
São formas de impulsionar as suas campanhas de marketing de maneira eficiente. O desenvolvimento dessas soluções foi bem complexo e elas conseguem atingir os usuários com maiores chances de se tornar consumidores.
Se as campanhas e as configurações forem feitas de maneira correta, muito provavelmente esse investimento irá retornar em muitas vendas.
Acompanhe os resultados das campanhas
Já se falou um pouco sobre acompanhar os resultados das campanhas, incluindo algumas formas de fazer isso, mas é muito importante salientar essa questão.
Quando você faz uma campanha de marketing e chega a colocá-la no ar pressupõe-se que houve um vasto estudo sobre o público-alvo e as expectativas de como os usuários irão responder aos incentivos.
Se você quer vender todos os dias com marketing digital é imprescindível acompanhar os resultados continuamente, pois eles lhe dirão onde você está errando e acertando.
Por exemplo, suponho que você esteja usando a estratégia de e-mail marketing para fidelizar clientes e que a grande maioria deles receba as mensagens em sua caixa de entrada (ou seja, não vai para spam).
Muitos deles clicam no e-mail, mas a maioria sai sem nem terminar de lê-lo. Isso quer dizer que as suas chamadas do e-mail estão ótimas, mas o conteúdo inicial não está chamando nem um pouco a atenção.
Isso pode refletir devido conteúdo mal escrito, assunto do e-mail diferente do que constava na chamada e coisas do gênero.
Há muitas formas de controlar os seus resultados, havendo uma infinidade de ferramentas que irão lhe auxiliar. É possível, por exemplo, ver em qual altura do site a pessoa passa mais tempo ou dá mais cliques.
Consultor especializado
Tudo o que foi dito para conseguir vender todos os dias com marketing digital é APENAS a pontinha de um grande iceberg. Há realmente muita coisa no mercado e quem souber usar as possibilidades do marketing digital tem TUDO.
Entretanto, dominar o assunto não é algo fácil, principalmente se você não tiver um pouco de experiência prévia – e até caso já conheça bastante, é algo que demanda tempo, experiência e dedicação.
Sendo algo fundamental para o sucesso de seu negócio, é realmente interessante deixar com empresas especializadas. Isso não deve ser visto como um gasto, mas, sim, como um grande investimento.
Isso porque os resultados aparecem rapidamente e tudo retornará em vendas. Uma dica é começar com planos mais simples e conforme a receita for aumentando devido às estratégias de marketing, reinvestir em serviços mais completos.
Há cursos sobre marketing que realmente são bons e eficientes, mas, nesses casos, será necessário o investimento no curso e, principalmente, tempo de dedicação para aprender a lidar com todas essas ferramentas sozinho.
Criar um departamento de marketing digital não deixa de ser eficiente, mas com toda a certeza é um gasto bem maior do que apostar em consultorias. Que, além do mais, tem uma altíssima experiência no mercado.
Mas, claro, você só irá conseguir vender todos os dias com marketing digital se optar por uma consultoria qualificada e que realmente domine todas as ferramentas de marketing. Feito isso, pode ter certeza que as vendas cresceram substancialmente!