O que saber antes de investir em Google Ads?

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O Google Ads, anteriormente conhecido como AdWords, é a principal ferramenta de anúncios pagos do Google e uma das principais plataformas de anúncios utilizadas no marketing digital. Mas não basta criar suas campanhas e esperar os resultados. Existem algumas coisas que você precisa saber antes de investir em Google Ads.

Você deve entender que algumas práticas e ações interferem diretamente nos resultados das suas campanhas. Se você não estiver preparado antes mesmo de criar seu primeiro anúncio, as chances de fracasso são gigantescas.

Então, fique conosco até o fim deste texto e entenda tudo que você precisa saber antes de investir em Google Ads.

Coisas que preciso saber antes de investir em Google Ads

1 – Qual a audiência que será abordada

A audiência em uma campanha de Google Ads é o direcionamento que seus anúncios terão. Ou seja, para quem eles aparecerão primeiro. Você pode determinar uma série de fatores, como idade, localização, horários, entre outros.

Mas como descobrir a forma correta de ajustar esses parâmetros? Bem, você precisa entender quem é sua persona. A persona é o seu cliente ideal ou mais frequente. Você deve saber quem ele é, quais seus hábitos, suas necessidades e também em quais horários ele está mais ativo na internet.

A audiência determina para quem seu anúncio será exibido. Se você escolher exibir seu anúncio para quem não tem interesse no que está sendo oferecido, não terá retorno. Esta é uma das coisas que você precisa saber antes de investir em Google Ads.

2 – Use corretamente as palavras-chave

O uso das palavras-chave em anúncios no Google Ads não é tão simples quanto a maioria das pessoas pensa. Mais uma das coisas que você precisa saber antes de investir em Google Ads é como trabalhar com as palavras-chave corretamente.

Antes de tudo, você deve pesquisar as palavras-chave no Google para entender o volume de buscas para ela. Se possível, utilize ferramentas que indiquem a concorrência de cada uma. Existem várias ferramentas como esta disponíveis por aí. Inclusive, o próprio Google tem uma gratuita.

Em seguida, empregue as palavras-chave mais relevantes e que tenham menor concorrência. Lembre-se de incluir palavras-chave negativas, ou seja, aquelas que não devem ativar a exibição do seu anúncio.

Dessa forma, suas campanhas serão exibidas somente para quem realmente pesquisa pelas palavras-chave determinadas.

3 – Planeje seu orçamento

Uma das piores coisas que podem acontecer é acabar seu dinheiro e as campanhas deixarem de ser exibidas. É para isso que o Google Ads possui uma gestão de limite de orçamento.

Uma das coisas que você precisa saber antes de investir em Google Ads é como trabalhar com essa ferramenta. O limite de orçamento determina o valor máximo que cada anúncio pode utilizar de sua conta do Ads.

Planeje este orçamento de forma que os anúncios não esgotem completamente o valor disponível. É melhor exibir seu anúncio 10 vezes todos os dias do que 100 vezes em um dia só.

Este planejamento vai de encontro com a definição da audiência. Tente aproveitar o orçamento para exibir seu anúncio nos melhores momentos do dia.

4 – Escreva anúncios persuasivos

Quanto mais persuasivos forem seus anúncios, mais os usuários vão clicar nele. Esta regra é absoluta e é uma das coisas que você deve saber antes de investir em Google Ads. Escrever anúncios rasos e sem prestar atenção nisso só vai levar seu dinheiro embora.

Crie anúncios com um título muito atraente, uma descrição rápida dos melhores benefícios, vantagens ou diferenciais e lembre-se de que os anúncios emocionais vendem mais, pois recebem mais cliques.

Anúncios emocionais são aqueles que ativam uma emoção no usuário, como a urgência, a descoberta, o alívio, entre outras. Quando o usuário sente algo positivo em relação a um anúncio, sua tendência ao clique é muito maior.

5 – Tenha landing pages irresistíveis

Não basta criar boas campanhas e esperar que elas vendam por si só. Você precisa estar preparado para quando os usuários chegarem ao destino do anúncio. As landing pages são ainda mais importantes do que os anúncios em si, pois sem elas, não existe venda.

O problema é criar landing pages irresistíveis. Não adianta ter um anúncio irresistível se a landing page não cumpre o prometido pelo anúncio. Uma das coisas que você precisa saber antes de investir em Google Ads é como criar landing pages.

Este é um assunto muito amplo, mas basicamente, você precisa convencer o seu usuário a efetivar a compra. Gatilhos mentais como o da urgência (desconto por tempo limitado, vagas limitadas, etc.) são muito efetivos aqui. Estude sobre o assunto e crie landing pages irresistíveis.

6 – Faça remarketing

Já percebeu que quando você acessa um site e não efetiva uma venda, você recebe anúncios sobre determinado produto ou serviço em diversos aplicativos e outros sites? O nome disso é remarketing.

Basicamente, a empresa sabe que você visualizou estes itens e tem interesse neles. Então, começa a disparar anúncios para que você se lembre de que precisa daquilo. Fazer remarketing é uma estratégia altamente efetiva para converter um usuário em cliente.

Definitivamente, uma das coisas que você precisa saber antes de investir em Google Ads é como fazer remarketing e como estruturar estas campanhas para que isso aconteça de forma automática.

7 – Avalie os resultados a aprimore

Google Ads sem avaliação de resultados não serve para nada. Você precisa estar em constante desenvolvimento e aprimoramento para que suas campanhas sejam eficientes. Por isso, observe, avalie, identifique e aprimore.

O aprimoramento deve vir de estratégias e ações que você identifica como ineficientes, ou que podem ser ainda melhores. Antes de investir em Google Ads, faça um plano de avaliação e aprimoramento periódico.

Estas são as 7 coisas que você precisa saber antes de investir em Google Ads. Certifique-se de estar preparado para quando os cliques começarem!

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Desde 2003 atuando na área de Comunicação e Marketing, a Ampm Digital vem acompanhando todas as mudanças no mercado, mantendo nossos clientes sempre atualizados, utilizando as melhores ferramentas disponíveis.

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