Transformação digital no Marketing e Negócios

executive insights surviving your digital transformation image1 - Transformação digital no Marketing e Negócios

Há muito tempo o mundo dos negócios vem mudando, muitas empresas estão passando por transições em seus modelos de negócio e na própria estrutura da empresa. Com surgimento do marketing digital isso vem se aprofundando muito mais.

Pare se adequar a um novo sistema que visa um processo de trabalho muito mais ágil, organizado e econômico, as empresas acreditam que a transformação digital é a forma que esse processo de mudança se dará e no qual os resultados serão muito mais aparentes.

Trocando em miúdos, atualmente as empresas querem a todo o custo adequarem os seus modelos de gestão, aos modelos digitais. O medo de se tornar obsoleto, de perder terreno para concorrência e assim não se adequar aos novos moldes dos consumidores, faz com que o termo transformação digital seja muito dito e pouco entendido.

Para que você possa entender melhor, é simples, a transformação digital nada mais é do que um processo que todas as empresas fazem para utilizarem a tecnologia a seu favor, melhorando assim o desempenho, aumentando o alcance e, obviamente, garantindo resultados melhores.

Mas isso não é tudo, fazer uma transformação digital na sua empresa não é simplesmente colocar ela nas redes sociais e abrir um blog falando sobre a sua própria empresa mais e mais vezes. A transformação digital vai muito mais além disso, e é isso que vamos explicar nesse conteúdo.

 

Como funciona a transformação digital?

Agora que já sabemos em termos práticos o que seria uma transformação digital, devemos pensar em como adaptá-la ao meio de negócios. Não é uma mudança simples e acaba agregando diversas tecnologias principalmente aquelas que o empresário não está habituado a lidar, o que vai requerer processos mais evolutivos, uma curva de aprendizado maior e uma adaptação da mente dos negócios para esse novo universo, a transformação digital não muda só o marketing em si, mas também toda a forma de gerar e gerir o negócio.

Esse é um processo que não pode esperar, a empresa não pode perder tempo em mudar as suas dinâmicas de trabalho e também associar a tecnologia ao seu processo interno. Quanto mais tempo o empresário perder para adaptar o seu negócio e fazer a transformação digital acontecer, mais espaço perderá dentro do mercado atual e abrirá mais brechas para que a concorrência ocupe esses espaços.

 

Como fazer isso acontecer de fato?

A transformação digital não acontece só na parte operacional do negócio, mas também na estrutura dele como um todo. Uma definição aperfeiçoada das estratégias da empresa é o início e a entrada dela no mundo digital, por isso é importante trabalhar alguns passos para que você possa pensar nessa transformação e começa-la imediatamente.

Sente e comece a repensar o seu negócio, faça uma análise sincera do mercado hoje e consiga identificar novas possibilidades e novas tecnologias que terão impacto fundamental no seu negócio. Faça ele sair do mais do mesmo, sair da zona de conforto, sair do tradicional e entender o contexto e todas as hipóteses que podem romper o antes e o depois dessa empresa, isso vai ser essencial para onde você quer chegar.

Imagina no futuro, o que você faz hoje tem lugar no futuro? Como serão seus planos daqui a 10, 15 ou 20 anos? Partindo desse cenário futuro, você conseguirá traçar um plano para alcançar esse objetivo e assim começar a trabalhar nisso agora, no presente.

Trabalhe bastante a mudança cultural de todas as pessoas que podem estar envolvidas neste projeto, desde a base da sua empresa até o topo. Ideias no papel não são facilmente compradas e idealizadas, você precisa mudar o pensamento das pessoas e deixar o comodismo e a segurança da zona de conforto de lado, isso é a verdadeira mudança. Isso é o primeiro passo para a transformação digital, não ter medo de inovar. Não ter medo de arriscar!

Capacitação, treinamento e qualificação são as palavras-chave do momento. Toda ideia brilhante, ou mesmo o pensamento fora da caixa acaba esbarrando da dificuldade técnica. Se você não investir na qualificação e no desenvolvimento da habilidade das pessoas que trabalham na sua empresa, irá investir no quê?

Partindo da premissa que a transformação digital possui como base aliar forças com as tecnologias atuais para um melhor desenvolvimento do seu negócio, sem pessoas capacitadas para trabalhar com essas novas tecnologias como você pensa em iniciar a sua transformação?

Fora que a qualificação é uma das principais objeções para que as ideias boas não saiam do papel e assim não aconteçam, portanto invista na qualificação e treinamento em todas as áreas do seu time, desenvolvimento de habilidades permite conduzir a transformação digital e nunca pense que isso é um custo, mas sim um investimento.

Outro ponto importante é ter uma avaliação criteriosa dos processos internos de sua empresa, será que todos esses processos são necessários? Será que não há uma forma, uma gestão uma tecnologia que consiga cortar processos e assim minimizar os custos?Não há como adaptar algumas funções para automações? Análise tudo isso de forma fria e franca e verá que sim o seu processo pode ser reduzido, minimizando custos e alcançando melhores resultados.

Quer começar a sua transformação digital os poucos? Então adapte um dos fluxos de trabalho que tem hoje para uma melhor experiência do usuário, tente adaptar esse processo encaixando o máximo de tecnologia possível para que ele possa ser aperfeiçoado.

Comece a testar todas as possibilidades e veja de uma forma total e ampla o impacto que esse fluxo terá nas operações e principalmente no usuário final. Assim você vai conseguir ter uma noção de como seria essas substituições em cada fluxo, tudo o que é necessário para implementação e da adaptação e, por fim, quais são os impactos positivos na sua empresa.

Use através da transformação digital, transforme sua empresa em algo novo, melhorado deixe o passado no ontem e viva o presente ensinando o futuro. Essa é a diferença entre as empresas que terão um lugar ao sol amanhã e as empresas que irão fechar suas portas. Hoje o mundo está mudando muito rápido, o que ontem nós poderíamos fazer, hoje já não podemos mais. O processo evolutivo e de adaptação está correndo e não mais caminhando por isso aqueles que estão se adaptando a transformação digital e colocando para funcionar em suas companhias, serão os primeiros no futuro a liderar o ramo de negócios.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe com todos os seus amigos e empreendedores que estão vivendo uma realidade parecida para que eles entendam como a transformação digital pode auxiliar em seus negócios.

Marketing Digital para Negócios Locais

Engana-se quem pensa que as estratégias de marketing digital para negócios locais não têm qualquer serventia! Elas podem ajudar empresas de diferentes portes a atingirem um maior público, e isso inclui aquelas de menor abrangência, ou aquelas apenas com ponto comercial fixo, ou até mesmo grandes empresas que realizam ações com foco local.
Baixe Grátis

Uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies de navegação para melhorar a experiência do usuário!

We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications