Para ter maior sucesso em estratégias digitais e obter crescimento na internet, é fundamental entender o que é SEO e como funciona. A sigla vem do termo em inglês Search Engine Optimization. Em tradução livre, significa otimização para os mecanismos de busca.
Esta é uma prática que tem como objetivo fazer com que uma página do seu site seja exibida entre os primeiros resultados em uma busca, sem que você tenha que pagar por isso.
No post de hoje, você entenderá o que é SEO e como funciona, além de saber como otimizar seu site para que ele apareça entre os primeiros resultados nas buscas.
O que é SEO?
Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias utilizadas no marketing digital que visam um único objetivo: levar uma página do seu site até os primeiros resultados de uma busca.
Para isso, são observados alguns fatores importantes e definidas estratégias de gerenciamento de conteúdo e de site. Diferente do que muitos pensam, o SEO não é um trabalho feito uma única vez. Ele deve ser contínuo para surtir efeito.
Dessa forma, pode não ser logo no primeiro mês que você veja resultados significativos. O Google, principal plataforma de buscas da internet, pode demorar algum tempo até disponibilizar suas páginas nos resultados.
A partir daí, leva mais algum tempo para otimizar os resultados até que sua página apareça nas primeiras posições. E o motivo de essa otimização para os mecanismos de busca ser tão importante é o comportamento do usuário.
Dificilmente, um usuário acessa a segunda página de resultados em uma busca. A maioria nem sequer verifica todos os resultados na primeira página, mas somente os que estão no topo. Portanto, a única forma de competir e ganhar atenção do usuário é se preocupando com o SEO.
Como funciona o SEO?
É necessário entender quais os fatores que contribuem para uma otimização bem feita. Vamos abordar o processo do Google, que é o principal mecanismo de busca disponível.
O Google possui um algoritmo
Algoritmo é um parâmetro em código que diz ao Google como ele deve se comportar. Isso significa que este algoritmo diz ao mecanismo quais são os resultados relevantes e como eles devem ser exibidos.
Para que as estratégias de SEO sejam efetivas, é necessário atender aos requisitos deste algoritmo, de forma que seu site seja identificado como bom. Chegar lá, entretanto, é a tarefa difícil.
O usuário busca por palavras-chave
Ao fazer uma busca na internet, o usuário utiliza palavras-chave para encontrar o que deseja. Os resultados exibidos são os mais compatíveis com estas palavras-chave, desde que sejam sites avaliados como bons pelo Google.
As palavras-chave devem ser utilizadas corretamente para que seu site seja encontrado. Não se pode encher uma página repetidas vezes com a mesma palavra-chave e esperar que o Google identifique seu site como apto. Muito pelo contrário.
A super otimização é algo negativo, que diz ao mecanismo de busca que esta página está forçando a otimização. Dessa forma, ela fica de fora dos melhores resultados.
Indexação e posicionamento
Indexação é o momento no qual o Google começa a disponibilizar sua página nos resultados, independentemente de qual posição ele está. Geralmente, uma página inicia em uma posição baixa e deve escalar as posições ao longo do tempo.
É isso o que chamamos de posicionamento. O SEO tem o objetivo de fazer com que sua página seja indexada mais rapidamente e, depois, consiga escalar as posições com maior agilidade.
Fatores de ranqueamento
Os famosos fatores de ranqueamento são os parâmetros que devem ser atendidos por uma página para que ela seja classificada como relevante pelo algoritmo do Google. Existem mais de 200 fatores conhecidos e muitos outros desconhecidos.
Entretanto, trabalhando bem com os principais fatores, já é possível obter resultados surpreendentes na otimização para os mecanismos de busca. Abaixo, vamos falar um pouco sobre os principais fatores de ranqueamento do Google.
Principais fatores importantes para SEO
Qualidade do conteúdo
A qualidade do conteúdo é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para você alcançar as primeiras posições. O algoritmo do Google está em constante modificação e desenvolvimento e, anteriormente, era possível ranquear conteúdos super otimizados, rasos e desinteressantes.
Hoje, porém, o foco do conteúdo é o usuário. Se o conteúdo não for bom para o usuário, ele não será ranqueado. Um conteúdo de qualidade deve ser extenso (no mínimo 600 palavras), diversificado, relevante (trazer informações relevantes), ser bem escrito e escaneável (fácil de ler).
Variações semânticas
Você pode e deve repetir algumas vezes a palavra-chave principal ao longo do texto. Entretanto, somente isso já não serve mais. A variação semântica é obrigatória para o bom ranqueamento.
Use sinônimos, palavras parecidas, que façam parte do mesmo assunto, ramo ou área. O Google deve entender que você está falando sobre um assunto com maior abrangência para que o SEO da sua página seja melhor identificado.
URLs amigáveis
Edite as URLs das suas páginas para que elas sejam fáceis de ler. Uma página com códigos na URL é mal ranqueada, ao passo que um link fácil de ler sobe posições mais facilmente.
Imagens
O Google não consegue ler imagens, mas consegue identificar seu peso, tamanho e descrição. O texto alternativo de uma imagem não deve ser algo como 98wjn19.jpg, mas sim uma breve descrição do que a imagem ilustra, acompanhada da sua palavra-chave.
Design responsivo
Hoje, a maior parte do tráfego na internet parte de dispositivos móveis. Os sites que não são otimizados para estes dispositivos são mal avaliados pelo Google. Portanto, certifique-se de ter um site responsivo para que seu SEO dê certo.
Mídias sociais
Menções e links nas mídias sociais contam como relevância para determinada página. Se você quer que suas estratégias sejam alavancadas, trabalhe com as mídias sociais e inclua links para suas páginas frequentemente.
Estes são apenas alguns dos fatores de ranqueamento importantes para fazer o SEO da sua página decolar. Agora que você já entendeu o que é SEO e qual sua importância, comece a estudar este assunto (que é muito amplo) e trabalhe efetivamente em seu site!