O marketing digital está mudando. Aquele marketing que se preocupava somente em gerenciar conteúdo no blog e mídias sociais, interagir com o usuário e ter um bom posicionamento na web já não mais atende aos donos do negócio.
Começou a ser criada uma nova consciência de que, para que o marketing digital seja efetivo, ele deve trazer reais resultados. Esse marketing digital de resultados é obtido através de uma estratégia mais concreta e bem definida.
Você vai conhecer agora um dos principais processos que fazem o marketing digital ter resultados.
Como é o marketing digital de resultados?
Existe uma cadeia de processos denominada jornada de compra. A jornada de compra é uma sucessão de processos que leva um usuário que não conhecia sua empresa a se tornar seu cliente.
Dentro dessa jornada, há outra cadeia de processos em paralelo, chamada de funil de vendas. O funil de vendas é composto por 4 etapas: visitantes > leads > oportunidades > clientes. Dizemos que o marketing digital de resultados tem como objetivo transformar mais visitantes em clientes.
A quantidade de visitantes que se tornam clientes é um parâmetro para medir os resultados das ações de marketing de uma empresa. Quanto maior essa taxa de conversão, melhor.
Dito isso, vamos explicar como obter esses resultados.
Fazendo marketing digital de resultados
O marketing digital de resultados é aquele que gera oportunidades de negócio para os clientes e para a empresa. É o marketing que faz o usuário pensar que precisa daquele serviço ou produto, e que não pode deixar passar essa oportunidade.
Para criar essa sensação, existe um processo que comentamos acima, a jornada de compra do cliente. Ela é composta por 4 fases: aprendizado e descoberta > reconhecimento do problema > consideração da solução > avaliação e compra.
O marketing digital de resultados deve ser dividido entre essas etapas de forma a conduzir o usuário a reconhecer a importância do produto ou serviço e concordar que possui a necessidade, se tornando um lead.
Em seguida, ele deve receber uma oportunidade irrecusável, onde percebe que essa é a hora que ele tanto esperou para ter o produto ou serviço que precisava. Então, ele faz a compra e completa o ciclo, gerando o resultado.
O marketing digital que não foca neste resultado é disperso, e pode ter uma taxa de conversão muito menor. Há muita chance para o erro e perda de oportunidades. Por isso, o melhor em todas as estratégias digitais é sempre focar no resultado.
Cada conteúdo que o usuário visualiza deve ser uma etapa nova dentro da jornada de compra que o impulsiona para frente, preparando-o para tomar a decisão. Este usuário deve ser lapidado para que esteja pronto quando a hora chegar.
Fazendo o marketing digital de resultados, a taxa de conversão sobe, bem como a satisfação do seu cliente e, consequentemente, os seus próprios resultados. Resumindo: é a melhor estratégia para o marketing digital. Hora de focar!