O marketing digital é um modelo que ganha mais força a cada dia, deixando o marketing tradicional cada vez mais no passado. Para aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta é necessário se manter atualizado com o que o mercado exige.
Uma dessas exigências é ter um site relevante, responsivo, eficiente e atrativo para o usuário. O site de uma empresa é como a sede da marca na internet. No post de hoje, você vai entender a importância do site em uma estratégia de marketing digital.
Se você quer que suas ações de marketing tenham impacto mais assertivo, você precisa saber de tudo o que estamos prestes a lhe contar.
Os processos do marketing digital
Qualquer estratégia de marketing digital é composta de vários processos que acontecem simultaneamente. Cada usuário passa por um funil de vendas com diversos estágios, onde cada estágio representa um desses processos.
Primeiramente, o usuário precisa descobrir a existência da sua marca, do seu produto ou serviço. Para isso, ele pode fazer uma simples pesquisa nos mecanismos de busca, ou encontrar uma postagem nas redes sociais, ou até mesmo ver um anúncio.
Em seguida, ele buscará mais informações sobre a empresa e o produto ou serviço em questão. Provavelmente, o usuário vai querer saber como funciona, prazos, preços, aplicabilidade, entre outros detalhes.
Finalmente, ele opta pela compra. O que acontece a seguir é o pós-venda. É dever da empresa verificar se o cliente gostou do produto ou serviço, perguntar suas opiniões e considerações. Sugestões dos clientes podem ser usadas para melhorar cada vez mais o processo.
Por fim, chega a etapa de indicação. Você oferece uma vantagem para que esse cliente indique sua empresa para um amigo, trazendo cada vez mais potenciais clientes para sua marca. Agora, tente fazer tudo isso sem um site.
Qual a importância do site nas estratégias de marketing digital?
Em primeiro lugar, empresas que não possuem um site são pouco relevantes perante o usuário. Ele com certeza encontrará um concorrente seu que tem site, onde consegue verificar todas as informações que deseja sem precisar telefonar ou ir até o endereço.
Além disso, tendo um site é possível fazer inbound marketing, que é uma forma de divulgação onde o usuário vem até você por vontade própria, sem que você precise fazer um anúncio pago.
Há também a vantagem de se comunicar com o usuário com maior prontidão, tirar suas dúvidas e esclarecer os benefícios que ele terá. Fora tudo isso, você ainda consegue vender em seu próprio site, o que aumenta suas chances de conversão.
Outra vantagem é que o seu site pode colher informações importantes sobre o cliente para melhorias, como sugestões e reclamações. E o mais importante: o site engaja o usuário. Se você mantiver um site atualizado, esse usuário voltará sempre para ver as novidades.
Assim, a importância do site em uma estratégia de marketing digital fica muito clara. Se você ainda não tem um site, está deixando seus concorrentes passarem na sua frente. Que tal começar agora mesmo?