7 Dicas de marketing digital para melhorar o desempenho da sua marca

7 dicas de marketing digital

O marketing digital é um conjunto de estratégias poderosas que podem alavancar uma empresa se forem usadas corretamente. Hoje, vamos te dar 7 dicas de marketing digital para melhorar o desempenho da sua marca.

Algumas ferramentas dentro do marketing digital possuem a capacidade de acelerar o processo, fazendo com que suas estratégias sejam ainda mais eficientes. O resultado disso é um retorno mais rápido e volumoso.

Então, se você quer fazer marketing digital da melhor forma possível, precisa conhecer estas dicas valiosas. Fique conosco até o final e transforme seus resultados em retorno.

7 Dicas essenciais de marketing digital para alavancar sua empresa

1 – O planejamento é sempre o primeiro passo

Neste quesito, o marketing digital é igual a qualquer outra ação que você inicia em sua empresa. Ele deve ser planejado para que dê certo. Não adianta sair tentando de tudo e não tendo retorno.

Por isso, a primeira dica de marketing digital é: planeje muito bem suas campanhas e ações. Desde o mix de campanhas que serão criadas até os posts de divulgação nas mídias sociais. Tudo deve passar pelo planejamento estratégico.

Dizemos planejamento estratégico porque ele se inicia com a avaliação financeira sobre o orçamento disponível/necessário para investir. Em seguida, passa pelo processo de análise, controle, orientação e correção.

Se você não sabe como planejar, não se preocupe. No início, tudo pode parecer incerto. Conforme você vai adquirindo experiência no marketing digital, tudo vai ficando mais claro. Com o tempo, você começa a entender quais os pontos que devem ser planejados e como realizar esta tarefa.

2 – Identifique sua persona

A persona é uma ilustração em detalhes do seu cliente ideal, ou o seu cliente mais frequente. Ela é extremamente importante para que suas estratégias de marketing digital sejam frutíferas.

A segunda dica de marketing digital é encontrar a sua persona. Isso pode ser feito de diversas formas. Pesquisas online, questionários rápidos e simples e observação de hábitos são algumas delas.

O intuito é criar um personagem, com nome fictício, idade, informações sobre família, hábitos, hobbies, necessidades, problemas e desejos. Com tudo isso em mãos, você consegue criar campanhas de marketing mais eficientes e direcionadas.

Fatalmente, estas campanhas acabam atraindo muito mais a atenção de quem realmente compra de você, ou seja, sua persona.

3 – Faça um funil de vendas

O funil de vendas é um processo pelo qual sua persona deve ser conduzido, desde o momento em que ainda não conhece sua empresa até o momento em que se torna seu cliente (efetiva a primeira compra).

A terceira dica de marketing digital é utilizar um funil de vendas desde o início, bem estruturado e planejado. O funil tem quatro fases. São elas:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração da solução;
  4. Decisão de compra.

Os conteúdos e estratégias apresentados à sua persona em cada etapa do funil são diferentes, e devem ter o objetivo de conduzi-la à etapa seguinte.

4 – Planeje e escreva bons conteúdos

Usuário nenhum se interessa por conteúdos rasos, desinteressantes ou mal escritos. E, como o foco de todas as estratégias é o usuário (sua persona), não faz sentido trabalhar com esse tipo de conteúdo.

A quarta dica de marketing digital é sempre ter bons conteúdos em seu blog, site e mídias sociais. A qualidade do conteúdo é o que vai atrair seus usuários e conduzi-los ao próximo passo do funil de vendas.

Eles devem ser bem planejados, escritos corretamente e possuir informações relevantes, que realmente façam a diferença para que o usuário queira consumir cada vez mais de seu conteúdo.

5 – Use as mídias sociais a seu favor

Algo que muitas empresas que começam a trabalhar com marketing digital deixam de lado são as mídias sociais. Isso é um grande erro, pois o potencial que elas possuem em atrair e alimentar clientes é excepcional.

Por isso, a quinta dica de marketing digital é aproveitar ao máximo o poder das mídias sociais. Use-as a seu favor. Com mídias sociais de alto engajamento, você cresce naturalmente em pouco tempo.

Interaja com seus seguidores, responda comentários, tire dúvidas, poste frequentemente, faça perguntas, crie enquetes, entre outras ações para receber sempre uma resposta (engajamento) dos usuários.

6 – Não fique somente no inbound

Chamamos de inbound marketing, todo o marketing que não requer investimento financeiro adicional. São formas de trabalhar onde o usuário chega até você atraído por um post em seu blog, ou em suas mídias sociais.

Entretanto, nem tudo gira em torno do inbound. Se você quiser potencializar ainda mais seus resultados, deve considerar investir em anúncios pagos. Os anúncios estão dentro do outbound marketing, mas em conjunto com o inbound, seu poder é surpreendente.

Ou seja, a sexta dica de marketing digital é aliar os anúncios pagos a tudo o que você já vem fazendo no inbound marketing e assistir seus resultados decolando.

7 – Teste, avalie e aprimore

Suas campanhas de marketing digital devem ser testadas, avaliadas e aprimoradas constantemente. Faça testes para entender os resultados de cada ação e observe suas variáveis. Cada teste revelará um detalhe importante sobre suas estratégias ou sobre sua persona.

A partir daí, faça avaliações para descobrir se as estratégias e ações adotadas foram eficientes ou não. Se deram retorno ou não. Crie novamente aquelas que podem ser melhoradas e realize novos testes.

Conforme você aprimora cada campanha, ela começa a ficar cada vez melhor e dar cada vez mais resultado. Não avaliar e não aprimorar as campanhas é um dos erros mais frequentes de quem está começando e, portanto, nossa última dica de marketing digital para alavancar sua empresa.

Agora, volte à primeira dica e planeje todas as outras. Tente encaixar cada peça em seu lugar e vá transformando suas ações conforme a necessidade. O segredo do marketing digital está em suas mãos.

Marketing Digital para Negócios Locais

Engana-se quem pensa que as estratégias de marketing digital para negócios locais não têm qualquer serventia! Elas podem ajudar empresas de diferentes portes a atingirem um maior público, e isso inclui aquelas de menor abrangência, ou aquelas apenas com ponto comercial fixo, ou até mesmo grandes empresas que realizam ações com foco local.
Baixe Grátis

Deixe uma resposta

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Este site utiliza cookies de navegação para melhorar a experiência do usuário!

Conversar!
Fale conosco!